Grupo guarani e kaiowá participa da faixa “OKE”, ao lado de Katú Mirim, e integra projeto com nomes como Maria Bethânia, Alceu Valença e Mart’nália
O grupo participa de “OKE”, última faixa do disco, em parceria com a rapper indígena Katú Mirim - Foto: Divulgação
O rap indígena produzido nas aldeias de Dourados estará no novo álbum de Anitta. O Brô MC’s é um dos convidados de “EQUILIBRIVM II”, trabalho que chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (23) e reúne artistas de diferentes gerações e estilos da música brasileira.
O grupo participa de “OKE”, última faixa do disco, em parceria com a rapper indígena Katú Mirim. A relação de convidados, divulgada pela cantora nesta segunda-feira (20), também inclui Maria Bethânia, Alceu Valença, Mart’nália, Mestrinho, Alexandre Carlo, MC Tha e Grupo Ofá.
A participação representa mais um capítulo de projeção nacional e internacional do Brô MC’s. O coletivo já teve uma música utilizada como tema de redação do Enem, apresentou-se no Palco Mundo do Rock in Rio e levou sua produção a eventos como Grammy Latino, G20 e Global Citizen Festival.
Criado em 2009 por artistas guarani e kaiowá das aldeias Jaguapiru e Bororó, o grupo combina português e guarani em músicas sobre identidade, ancestralidade, resistência e o cotidiano dos povos indígenas. O Brô MC’s é reconhecido como o primeiro grupo de rap indígena do Brasil.
Além da gravação da faixa, os integrantes participaram do videoclipe de “OKE”, produzido com representantes de diferentes povos. A proposta, segundo o coletivo, é reunir identidades, histórias e manifestações artísticas em um trabalho dedicado à diversidade cultural brasileira.
CH MC avalia que a parceria com uma artista de projeção internacional amplia a presença dos povos originários na música e fortalece a identidade indígena. Para Bruno VN, a faixa também pode dar visibilidade à luta do povo guarani e kaiowá e incentivar o surgimento de novos artistas.