Projeto do Governo é aprovado em primeira votação e segue em regime de urgência, com impacto de R$ 353,5 milhões já em 2026
O projeto de lei que prevê reajuste salarial de 3,81% aos servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira (25) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A proposta, encaminhada pelo Executivo, tramita em regime de urgência e ainda precisa passar por nova votação.
A matéria recebeu dois votos contrários, dos deputados João Henrique Catan (Novo) e Zeca do PT (PT), que defenderam um percentual maior de reajuste para a categoria.
João Henrique Catan argumentou que o índice proposto não recompõe integralmente as perdas inflacionárias acumuladas e destacou o aumento de despesas enfrentadas pelos servidores, especialmente na área da saúde. Já Zeca do PT também criticou o percentual e pediu mais discussão sobre o tema, avaliando que o reajuste não cobre a inflação do período.
O Governo do Estado justificou o percentual com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses. O projeto estabelece o mês de maio como data-base para aplicação do reajuste.
Caso aprovado em definitivo, o aumento será aplicado aos servidores da administração direta, autárquica e fundacional, além de contemplar também os quadros do Legislativo, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
De acordo com estimativas oficiais, o impacto financeiro para os cofres estaduais será de R$ 353,5 milhões em 2026, podendo chegar a R$ 473,5 milhões em 2027 e R$ 490,1 milhões em 2028.
O texto segue agora para nova análise dos parlamentares antes de eventual sanção.
Cidadã
é uma vergonha esse valor de reajuste, os deputados que foram contra estão totalmente certos. esse valor não cobre nem o mínino inflacionário. Quem estipulou esse valor no mínimo não precisa abastecer do próprio bolso e nem vai ao supermercado fazer compras e ver que tudo subiu.