Filiações ao Republicanos redesenham cenário político em MS e ampliam articulação para próxima eleição estadual
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, e os deputados estaduais Renato Câmara e Pedro Pedrossian Neto oficializaram, nesta terça-feira (31), a filiação ao Republicanos. O ato ocorreu em Campo Grande e reuniu lideranças políticas, incluindo o deputado federal Beto Pereira.
A mudança partidária altera a configuração da Assembleia Legislativa. Pedro Pedrossian Neto deixa o PSD, enquanto Renato Câmara se desliga do MDB, passando ambos a integrar a nova sigla. A movimentação é vista como parte de uma estratégia para fortalecer a base política do governador Eduardo Riedel, mirando as articulações para as eleições de 2026.
Durante o evento, Barbosinha afirmou que a filiação representa o início de uma nova etapa política, destacando o ambiente de confiança entre os integrantes do grupo. Segundo ele, a atuação conjunta vai além de interesses eleitorais e se sustenta em alianças construídas ao longo do tempo.
O vice-governador também ressaltou seu papel na composição política ao lado de Riedel, enfatizando que a função de vice está ligada à construção e manutenção de alianças que sustentam o governo.
Presente na cerimônia, o governador destacou a importância da união entre lideranças para ampliar a força política do grupo. Na avaliação dele, o crescimento do Republicanos pode garantir maior representatividade, com potencial para eleger bancadas expressivas tanto na esfera federal quanto estadual.
A filiação dos parlamentares reforça o movimento de reorganização partidária em Mato Grosso do Sul, em um cenário já marcado por articulações antecipadas visando o próximo ciclo eleitoral.