27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Um pouco da cultura, costumes e principais atividades do Paraguai – Elizio Brites

- Publicidade -

Elizio Brites*Como filho de paraguaios vou tentar escrever pelo menos uma vez por mês sobre o País vizinho, o Paraguai, que já foi um dos mais avançados País da América do Sul, quando se envolveu em uma guerra conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, onde lutou durantes longos seis anos contra o Brasil, Argentina e Uruguai.

Hoje vamos conhecer um pouco da CULTURA do País vizinho.

O Paraguai é formado por um povo sofrido pela pobreza absoluta em algumas regiões onde o povo não tem acesso a modernidade como a inclusão digital, os estudos das crianças não passam de ensino fundamental.

Já nos grandes centros conta com Universidades Públicas, a Universidade Nacional de Assunción, fundada em 1.890, com 11 faculdades, mais de 3.150 professores, onde aproximadamente 19.500 alunos estudam, e para melhor atender a demanda nos cursos superiores conta com a Universidade Católica Nuestra Señora de la Asunción, fundada em 1.960, com 6 faculdades e 1.230 professores universitários que ministram aulas para mais de 10.000 alunos universitários em várias Cidades Pólos do Paraguai, com filiais na Ciudad del Este (fronteira com Fóz do Iguaçu – PR), Encarnación, (fronteira com a Cidade de Possadas Argentina), Villa Rica, San Ignácio e Carapeguá.

Outras Universidades privadas foram reconhecidas ultimamente pelo Ministério de Educação e Cultura do Paraguai, como la Comunera, Urbieta Valdovinos, Universidad del Norte, etc.

As atividades culturais com academias onde se destaca a Academia Paraguaia da História de Assunción; Academia da Língua Espanhola, fundada em 1.927; Academia da Língua e Cultura Guarani, fundada em 1.975; Associação Indigenista do Paraguai, fundada em 1.942.

Compõem ainda o acervo cultural do País vizinho a Biblioteca e Arquivo Nacional, fundada em 1.869, onde está registrado 44.000 obras, mais a Biblioteca de la Sociedad Cientifica del Paraguai, fundada em 1.921, com 29.300 obras registradas e, por último a Biblioteca de la Universidad Católica, fundada em 1.960, com 70.000 volumes catalogados em seu acervo, que dão apoio aos estudantes e pesquisadores.

O Paraguai é muito visitado por turistas do mundo todo, já que se trata de um País pouco industrializado e para suprir as necessidades de seus cidadãos importam quase tudo que consomem.

A vida noturna dos grandes centros é bastante agitada e os artistas paraguaios são muito bem aceitos no mundo todo, pelas belas músicas e danças típicas graças ao talento natural, que se compara aos artistas do nordeste brasileiro que já nascem com talento para tocar inúmero instrumentos musicais, cantar, compor e declamar poesias.

Na próxima vez falarei sobre o PARAGUAI E SEUS ATRATIVOS.

*Empresário e Bacharel em Ciências Jurídicas e Diretor Jurídico da Casa Paraguaia de Dourados.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-