O laudo da necropsia realizada pela Polícia Civil do Rio aponta que o estudante sul-mato-grossense Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos levou 23 facadas até morrer, na Praia de Copacabana, um dos principais pontos turísticos do Rio.
O crime foi na madrugada de domingo (19), horas antes de o jovem de 25 anos assistir ao show da cantora norte-americana Taylor Swift e horas depois de o principal suspeito do latrocínio ser solto, em audiência de custódia, um dia após ser preso.
O RJ2 teve acesso, com exclusividade, a imagens de câmeras de segurança gravadas logo após o crime. Veja a cronologia:
Um dos amigos de Gabriel vai correndo pedir ajuda num quiosque do calçadão da praia; ele levanta as mãos várias vezes e parece estar gritando.
Confira a cronologia:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/z/iaaVcSS7C4RxJDXXC4Lw/areia1.jpg)
Amigos correm em direção ao mar, onde estava o corpo de Gabriel — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/M/X/HAIlc9SnmBz8ayIUwEGg/areia2.jpg)
Amigos da Gabriel correm na areia e levantam os braços, como se pedindo ajuda — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/b/1zOcjyTBKVGlScZplaHw/preso.jpg)
PMs abrem porta-malas e mostram homem preso na viatura — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/W/pYNdp8QAafDvum9zvLnw/amigos.jpg)
No meio-fio da ciclovia do calçadão de Copacabana, Amigos de Gabriel se consolam após o crime — Foto: Reprodução/TV Globo
Momentos antes, na areia, o estudante sido esfaqueado e morto por assaltantes, que levaram dois celulares e as chaves do carro usado pelo grupo.
“O Gabriel estava cochilando na hora e se levantou com a gritaria. Provavelmente, para o assaltante, ele reagiu ao assalto, mas na verdade ele acordou assustado com a gritaria, com a movimentação. Aí, ele foi ferido”, disse Juliana Milhomem, prima de Gabriel.
Dos dois detidos na madrugada, apenas um ficou preso. Anderson Henriques Brandão foi reconhecido por testemunhas. Ele já havia sido abordado 56 vezes por agentes do programa Segurança Presente de Copacabana.
Jonathan Batista Barbosa foi encontrado pela Polícia Civil, no domingo à tarde, na Praia de Botafogo. Jonathan chegou a ser abordado, anteriormente,10 vezes por agentes.
Fonte: G1